Todas Notícias
Boas-vindas aos novos agentes de Saúde e de Endemias
22/04/2025
Nessa terça-feira (22), os 12 Agentes Comunitários de Saúde e 8 Agentes de Endemias aprovados no Processo Seletivo nº 003/2024 foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Saúde.
Na oportunidade foram apresentadas as coordenações e referências aos profissionais, tais como o Diretor da Vigilância Ambiental Cloveniltom da Cruz Oliveira, que é a referência para os Agentes de Endemias, a Diretora da Vigilância Epidemiológica Marília machado, a Diretora da Atenção Primária Maria Nilza de Souza Silva, que é a segunda referência para os Agentes de Saúde – sendo o(a) enfermeiro(a) o(a) primeiro(a), e a Referência Técnica da Saúde Bucal Luana Nora.
A secretária de Saúde Ariadia Provetti deu às boas-vindas a todos e desejou muito sucesso e que os profissionais possam atuar com responsabilidade e dedicação a cada cidadão que visitarem. Ela comentou também que a experiência de conhecer pessoas e cuidar delas é gratificante, como, por exemplo, o acompanhamento de gestantes até o nascimento do bebê e a recuperação de pacientes.
Todos os profissionais passarão por treinamento e contarão com um aplicativo para cadastro dos cidadãos e acompanhamento em casos de saúde para os Agentes de Saúde e notificações de doenças e de registro epidemiológicos para os Agentes de Endemias.
Setor de Comunicação Institucional
comunicacao@iuna.es.gov.br
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
02/04/2025
Nesta quarta-feira, 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data importante para promover a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância de um mundo mais inclusivo.
O autismo é um espectro de distúrbios do desenvolvimento que afeta, entre outras áreas, a comunicação, o comportamento e as interações sociais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente uma em cada cem crianças é diagnosticada com o transtorno, sendo mais comum em meninos do que em meninas.
Embora haja muitos avanços na área de diagnósticos e tratamentos, ainda há grandes desafios quando se trata da inclusão de pessoas com autismo, especialmente no mercado de trabalho e nas escolas. Muitas famílias enfrentam dificuldades para acessar recursos adequados, e a sociedade, de forma geral, muitas vezes ainda não compreende as necessidades e habilidades das pessoas no espectro.
A presença de escolas e espaços adaptados, o uso de tecnologias assistivas e a implementação de programas especializados nas escolas já são algumas das vitórias que refletem a crescente conscientização e o compromisso com a igualdade de oportunidades.
Durante todo o mês de abril, a Secretaria de Saúde estará dando orientações e divulgando a campanha “Informação gera empatia, empatia gera respeito” nas Unidades de Saúde.
Setor de Comunicação Institucional
comunicação@iuna.es.gov.br